A Tailândia é um dos destinos mais populares do mundo entre os turistas. Todos os anos milhões de pessoas de diversos países passam pela Terra do Sorriso.
O povo tailandês sempre está disposto a ajudar, com um sorriso no rosto, mesmo que a barreira da língua possa parecer um empecilho. Não raras foram as vezes que tivemos que nos comunicar através de mímicas ou apontamentos de objetos de comparação, mas a paciência e a vontade de ajudar se fazem presentes na cultura local.
O país oferece muitas opções de destinos para todos os gostos: praias lindíssimas, ilhas paradisíacas, templos escondidos, estátuas gigantes, cidades grandes com muitas atrações turísticas, montanhas com vistas de tirar o fôlego, e muitas outras surpresas guardadas para quem se permitir explorá-lo.
O país se divide em grandes regiões, tanto em termos de tipos de atrações como, principalmente, em relação ao clima. Na região norte, as cidades mais conhecidas são Chiang Mai e Bangkok, enquanto podemos dividir a região sul entre leste e oeste: no leste, temos as famosas ilhas de Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao, enquanto na região oeste temos Phuket, Krabi e Koh Phi Phi.
Abaixo entramos em detalhes mais específicos sobre temas que acreditamos ser importantes para quem está planejando uma viagem para o país.
Para quem deseja conhecer mais de uma região da Tailândia, de maneira geral, os melhores meses para visita são de novembro à março. Visitando o país nessa época, as chances de se frustrar durante um passeio por conta das chuvas são menores, mas também são os meses em que o país é mais visitado por turistas.
A Tailândia é afetada pelas monções – ventos sazonais que causam a alternância entre estações de chuvas e estações secas -, muito comuns nos países do sudeste asiático.
Ao longo dos anos formaram-se padrões dessas estações, então podemos definir as melhores épocas para visitar o país, dependendo da região que queremos visitar:
Norte (Bangkok e Chiang Mai)
A época de chuvas acontece normalmente entre abril e outubro, sendo bastante calor e ensolarado no restante do ano. Com isso, a melhor época para visitar essas regiões é no período seco, entre novembro e março.
Oeste (Krabi, Phuket e Koh Phi Phi)
A costa oeste apresenta comportamento parecido com o da região norte, com a temporada de chuvas durando normalmente entre abril e outubro. O ideal é visitar entre novembro e março, para aproveitar ao máximo as ilhas e praias da região.
Leste (Koh Samui, Koh Tao e Koh Phangan)
As três ilhas na região de Surat Thani são destinos muito conhecidos, e o comportamento das chuvas nessa região é um pouco diferente dos demais locais do país.
A temporada de chuvas normalmente ocorre entre setembro e dezembro, sendo os melhores meses para visita fevereiro à maio, com grandes possibilidades de tempo bom também em janeiro, junho e julho.
**É importante avisar que, mesmo nas estações de chuva, o padrão normalmente são dias nublados, com chuvas acontecendo no começo ou no fim do dia. Pode-se esperar que chova forte e constantemente por aproximadamente duas horas, mas de maneira geral não se perde todo o dia por causa das chuvas.
Para chegar na Tailândia, o método mais comum é através do Aeroporto Internacional Suvarnabhumi (BKK), em Bangkok. A capital do país é a cidade que atrai mais turistas no mundo, e isso faz com que o restante do país também acabe sendo muito conhecido e explorado.
A partir de Bangkok, existem muitas maneiras de locomoção, dependendo dos locais escolhidos para serem visitados, entre ônibus, trens, aluguel de moto ou até mesmo os baratos voos internos.
Dentro das cidades é possível o transporte através de ônibus, trem, motoristas de aplicativos, tuk-tuks, aluguel de motos ou até passeios fechados. Cada um deles permite um controle maior entre gastos e tempo de locomoção entre os locais, dependendo do seu perfil de viagem.
Como já falamos, a Tailândia é dividida em regiões, e a escolha de qual(is) região(ões) visitar vai depender do tipo de atividade que se gosta de fazer.
O país é muito conhecido por suas praias mágicas em ilhas paradisíacas, que podem ser encontradas tanto na região leste quanto oeste do país.
A região oeste é mais voltada para regiões com uma frequencia grande de passeios partindo das cidades principais: Phuket, Krabi e Koh Phi Phi. Existem muitos tipos de passeios que podem ser feitos, entre lanchas rápidas particulares e barcos com mais pessoas. É claro, o preço acompanha a exclusividade escolhida.
São muito comuns os famosos “island hoping”, ou “pula ilhas”, em que em um mesmo passeio é possível conhecer diversas ilhas e praias. É claro, nessas opções o tempo para cada parada é reduzido, mas é mais voltado para os que tem pouco tempo na região.
Atravessando a fina faixa continental, chegamos à região leste, muito conhecida pelo mergulho partindo das ilhas principais da região. A ilha de Koh Phangan é muito conhecido por sediar a mais famosa Full Moon Party – festa de lua cheia) do país direto na beira da praia.
Na região, que também abriga Koh Samui e Koh Tao, não são tão comuns passeios para conhecer regiões próximas, mas sim para realizar mergulhos e visitar a vida marinha. A pequena ilha de Koh Tao, inclusive, é muito conhecida por seus cursos de mergulho com preços acessíveis, e vida marinha muito rica.
Para os que não são tão fãs de praias e ilhas, mas preferem explorar mais a cultura local através de grandes cidades, templos e monumentos milenares, caminhadas em montanhas e rios, o ideal é conhecer a região norte.
A cidade de Chiang Mai, no topo do país, é rodeada por montanhas, incluindo o ponto mais alto da Tailândia, assim como diversas cachoeiras e atividades na própria cidade. É também um ponto mais centralizado para quem tem o desejo de visitar as aconchegantes cidades de Pai e Chiang Rai.
A capital mais famosa da Ásia, e umas das mais conhecidas do mundo, não poderia ficar de fora dessa lista. Bangkok é o principal local para quem quer conhecer mais a parte histórica do país, sendo possível ver inúmeros templos de formas e cores diferentes, assim como visitar a antiga capital de Ayutthaya.
Tendo como inspiração o famoso filme “Se Beber não Case”, diversos turistas procuram a região por sua vida noturna, principalmente na mundialmente famosa Kao San Road.
A Tailândia é um destino completo para todos os gostos, mesmo que as maiores atrações não estejam necessariamente próximas umas das outras. Por isso é importante planejar bem a visita ao país, baseado nos interesses.
Quem visita a Tailândia com um passaporte brasileiro não precisa fazer nenhum procedimento prévio para obtenção de visto, ele é concedido diretamente no ponto de chegada ao país, seja ele aéreo, marítimo ou terrestre.
O visto permite visitas de até 90 dias a partir da data de chegada ao país.
Apesar da facilidade para brasileiros, é importante ressaltar que alguns requisitos básicos devem ser preenchidos para que tudo ocorra bem na imigração.
Abaixo listamos os requisitos necessários para facilitar a obtenção do visto na chegada à Tailândia.
REQUISITOS
Passaporte
É necessário um passaporte com validade de pelo menos 6 meses, com pelo menos uma página em branco para registro do visto.
Febre amarela
Para quem vem de alguns países, como América do Sul e África, é preciso apresentar a comprovação de vacinação contra a febre amarela.
Passagem de saída
Para garantir que tudo ocorrerá bem na imigração, é recomendado que já se tenha uma passagem de saída do país, dentro do período de 90 dias do visto.
*Thai Health Pass (clique aqui)
Para adiantar o processo no aeroporto, recomendamos preencher online uma declaração de saúde (Thai Health Pass) com as informações de chegada, saída, febre amarela e mais alguns dados. Clicando no título acima, você é redirecionado para o site correto para preenchimento da declaração.
Ahh a comida tailandesa…!
Com certeza é um dos tantos atrativos do país: desde os baratíssimos pratos dos night markets até pratos mais peculiares da culinária mundial em bairros específicos, quem visita o país não sai decepcionado com a qualidade da comida.
A culinária do país é caracterizada pela mistura de temperos e especiarias que trazem uma mistura de sabores e cheiros, entre apimentado, doce, salgado ou ácido.
É impossível falar da comida da Tailândia e não citar os clássicos pad thai e thai fried rice. Os dois pratos são facilmente encontrados em basicamente qualquer restaurante de comida local, assim como barraquinhas na rua ou nos famosos mercados noturnos do país.
Importante falar que o normal na culinária tailandesa é que a comida venha um tanto apimentada, pois é comum para os locais.
A dica para quem não gosta de comida apimentada é decorar o famoso “mai ped”, que significa “não apimentado”, e não ter medo de repetir mesmo com os olhares de dúvida ou julgamento dos locais.
No nosso Instagram falamos um pouco mais sobre nossas experiências culinárias na Tailândia.
Já passamos brevemente sobre o que fazer no país quando falamos sobre “onde ficar”, mas nunca é demais reforçar.
Começando pela região central, onde está localizada Bangkok, temos a parte mais desenvolvida do país. A capital da Tailândia é também a maior cidade do país, com aproximadamente 10 milhões de habitantes.
Bangkok é uma cidade multicultural, com intensa mistura de culturas nos bairros tradicionais da cidade. É lá que podemos encontrar muitos templos famosos do país, com diversas opções gratuitas e pagas. Uma alternativa interessante para se locomover na cidade é pegar barcos que atravessam o rio Chao Phraya e possuem pontos de parada próximo a locais turísticos.
A cidade também possui inúmeros shoppings, restaurantes, comidas típicas e exóticas, e bairros separados por culturas específicas, como a famosa Chinatown. Aproximadamente duas horas ao norte da capital também é possível visitar a antiga capital da Tailândia, a cidade anciã de Ayutthaya, com diversos templos antigos com homenagens a Buddha.
Na região norte do país temos as áreas mais altas do país, com muitas opções de montanhas, cachoeiras, rios e templos únicos.
Chiang Mai é a segunda maior cidade da Tailândia, tendo como atrações próximas a visita a santuário de elefantes, a possibilidade de conhecer o ponto mais alto do país, assim como muitos templos espalhados pela cidade para todos os gostos. A região central da cidade é cercada por um rio protegido por construções antigas que se misturam com os novos prédios de arquitetura moderna. É lá também que ocorre um dos mais tradicionais Songkram da Tailândia, celebrando a virada de ano tailandesa em uma guerra d’água que envolve a cidade toda, desde crianças até idosos.
Chiang Mai também é um ponto central tradicionalmente usado para quem quer visitar os templos únicos de Chiang Rai e as atividades únicas de Pai, como um refrescante passeio de boia pelo rio com pessoas de diferentes países.
Mais ao sul temos as melhores áreas para quem gosta de aproveitar uma boa praia e fazer passeios para conhecer ilhas paradisíacas.
As ilhas na região leste são ideais para quem quer relaxar com praias sem ondas, de areia clara e coqueiros maduros. Existem muitas opções entre resorts, cabanas, hostels ou pousadas para escolher dependendo do estilo de viagem.
Para quem gosta de mergulho é a melhor opção no país, com opções muito baratas para fazer cursos e com ótimas regiões de mergulho, principalmente na ilha de Koh Tao.
Mesmo sendo uma região mais conhecida por uma vibe relax, é na ilha Koh Pha Ngan que acontece a famosa Full Moon Party – festa da lua cheia, uma festa que toma toda a praia de Haad Rin, no sudeste da ilha. Como o próprio nome já diz, a festa acontece mensalmente no dia da lua cheia, tendo também alguns eventos esporádicos fora da lua cheia, como acontece tradicionalmente na virada de ano.
Na região oeste o foco são as festas e os passeios para outras ilhas e praias.
A ilha de Koh Phi Phi é muito conhecida por suas festas noturnas na beira da praia e pelo passeio para a famosa Maya Bay, eternizada pelo filme “A Ilha”.
A grande ilha de Phuket possui inúmeras praias para visitar e aproveitar, normalmente com poucas ondas e grande extensão de areia. Tanto para o norte quanto para o sul da praia de Patong, local mais central e desenvolvido da ilha, existem várias praias acolhedoras para conhecer. Damos destaque para a Banana Beach, uma praia escondida para o norte.
A praia de Patong é a parte mais desenvolvida da ilha, lar da famosa Bangla Road, uma rua com diversos restaurantes, bares e festas. Com muitas opções do que fazer, o destaque fica para o Illuzion Clube Phuket, um clube noturno enorme com 3 andares, que foi votado como o melhor da Tailândia e 13º melhor do mundo.
Também na região oeste temos a cidade de Krabi, na parte continental. Dela partem vários passeios para ilhas na região, com algumas opções de passeios de dia inteiro, que vamos falar mais abaixo. A cidade possui alguns restaurantes e bares na região litorânea, mas as festas não se comparam com as oferecidas pelas vizinhas Phuket e Koh Phi Phi.
Agora é escolher qual é a melhor opção dentro do seu estilo e começar a programar a sua viagem!
Bed sincerity yet therefore forfeited his certainty neglected questions. Pursuit chamber as elderly amongst on. Distant however warrant farther.
A moeda oficial da Tailândia é o Baht tailandês, simbolizado como “฿” ou abreviado como THB.
O idioma oficial da Tailândia é o tailandês. O inglês é amplamente ensinado nas escolas e é falado em áreas turísticas, mas pode não ser fluente em todas as partes do país.
O budismo é a religião predominante na Tailândia, com a grande maioria da população praticando o budismo theravada. Há também uma minoria muçulmana significativa no sul do país, bem como pequenas comunidades de hindus, cristãos e outras religiões.
A cultura tailandesa é rica e diversificada, com influências budistas, hindus e outras tradições asiáticas. Ela é conhecida por sua culinária única, artes tradicionais, como dança e música, artesanato, arquitetura de templos impressionantes e festivais coloridos, como Songkran (o Ano Novo Tailandês).
A Tailândia é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar. O rei é o chefe de estado, mas o poder é exercido principalmente pelo governo eleito.
A maioria das cidades e áreas urbanas da Tailândia possui acesso à internet de banda larga de alta velocidade. A conexão Wi-Fi está amplamente disponível em hotéis, restaurantes, cafés e shoppings. Muitos estabelecimentos oferecem Wi-Fi gratuito aos clientes.
voltagem na Tailândia é de 220 volts a 50 Hz. Os tipos de plugues e tomadas mais comuns são do tipo A (dois pinos planos) e do tipo C (dois pinos redondos). Recomenda-se o uso de adaptadores ou transformadores se seus dispositivos não forem compatíveis com esses tipos de tomadas.
A Tailândia tem sido um destino popular para nômades digitais devido à sua combinação de custo de vida relativamente baixo, belas praias, cultura rica e infraestrutura de turismo. Cidades como Chiang Mai e Bangkok atraem nômades digitais de todo o mundo, oferecendo uma variedade de acomodações, espaços de coworking e uma comunidade internacional vibrante.